#IDVINSPIRATION: VOCÊ JÁ FEZ SUA FAXINA CRIATIVA?

faxineira+faxina+legal+rio+de+janeiro+rj+brasil__78D026_1

DESAFIO: UMA FAXINA CRIATIVA EM 30 DIAS!

Faxina-Criativa

Mas o que é uma faxina criativa? É mais simples do que parece: uma limpeza nos processos e no cotidiano do seu negócio criativo. Se você é freelancer ou blogger sabe que, muitas vezes, a gente se perde em uma bagunça organizacional que acaba dificultando nossos processos criativos.

  • Arquivos com nomes confusos;
  • Projetos pendentes de respostas ou orçamentos;
  • Caixa de entrada lotada;
  • Mesa cheia de papeis sem sentido;
  • Compromissos esquecidos;

Tudo isso colabora para uma grande inimiga da vida criativa: a procrastinação! No meio de tanta bagunça – e sem saber por onde começar – a gente vai adiando projetos e datas de entrega como se não houvesse amanhã. NÃO PODE, GENTE! Procrastinar nada mais é do que burlar nossas próprias metas e objetivos – se a gente não prioriza o nosso trabalho (e os nossos sonhos), quem vai priorizar?

Devemos levar o nosso trabalho a sério e a organização é uma ferramenta fundamental para o cotidiano de um criador. Concentre-se em arrasar naquilo que você faz de melhor e siga as dicas da Lominha para acabar com a parte chata!

FAXINA CRIATIVA: O DESAFIO!

Eu desafio você a organizar os seus processos criativos em 30 dias! Preparei uma checklist – que você pode imprimir aqui – para auxiliar nesse processo. Essa desafio é uma tradução e adaptação do desafio criado pela Regina.

O importante é que você finalize uma tarefa por dia e mande um tweet da felicidade para mim quando completar a sua lista!

Sernaiotto - Desafio: faxina criativa em 30 dias

DIA 01: LIMPE SEU DESKTOP

É difícil trabalhar na bagunça, seja ela física ou virtual. Um desktop lotado e fora de ordem equivale a uma mesa cheia de papeis bagunçados: você nunca vai encontrar o que quer com facilidade e rapidez.

Deixe no seu desktop apenas os work-in-progress, aqueles projetos nos quais está trabalhando ou os arquivos que usa com frequência e precisa de rápido acesso:

  • Uma pasta da sua marca: logotipo, imagens padrão, fontes que usa, imagens que compartilha. Separe por blog, portfolio, redes sociais – assim consegue salvar tudo no seu devido lugar e encontrar depois.
  • Pastas com projetos atuais de clientes ou seus. Por exemplo: um website no qual esteja trabalhando ou uma sequência de posts que publica com frequência. Para deixar tudo mais limpo, crie uma pasta para projetos e sub pastas para cada projeto pendente.
  • Uma pasta com templates, layouts, tamanho de imagens que use sempre.
  • Screenshots ou imagens motivacionais que pretende usar em breve. Não esqueça de apagar após o uso.

DIA 02: EXCLUA ARQUIVOS DESNECESSÁRIOS

Exclua os arquivos que não usa ou faça backup em algum dispositivo externo (HD ou pendrive) ou em serviços online de armazenamento de arquivos (Google Drive ou Dropbox, por exemplo). Dessa forma, você até previne a perda de seus arquivos, caso algo aconteça com seu computador (como já aconteceu comigo!).

É uma tarefa difícil e super cansativa, mas pense nos benefícios: disponibiliza espaço no seu computador, te faz lembrar dos bons momentos, fotos ou até mesmo projetos que você ainda pode usar, além de te fazer sentir maravilhosamente bem por se livrar de tudo aquilo que não usa. Passeie por todos os seus arquivos e pergunte:

  • Isso é um registro importante? Posso precisar depois?
  • Isso tem um significado importante e pessoal? Pode ser armazenado em uma pendrive ou na internet?
  • Eu lembro o porque eu guardo esse arquivo comigo?
  • Eu vou realmente usá-lo? Sério (insira o seu nome completo aqui), você REALMENTE vai usar isso?
  • Esse arquivo está em um lugar apropriado? Deve estar em outra pasta?

Tudo o que não fez falta para você nos últimos 6 meses deve ser avaliado: se puder jogar fora para sempre, o faça! Se precisar guardar, transfira para o dropbox ou salve em um HD externo.

DIA 03: AVALIE SUA SITUAÇÃO E CRIE METAS

Se um cliente solicita um produto ou serviço nesse exato momento, você tem um sistema para trabalhar no projeto? Seus arquivos estão organizados no computador? Você tem pastas com imagens ou recursos necessários para seus serviços? Você categoriza os seus emails e tem um modelo de resposta para cada necessidade?

Estipule metas para a sua metodologia de trabalho. Esse post vai te ajudar com algumas, mas não pare por aqui. Defina o que é preciso para facilitar o seu dia e dia e alcançar os resultados financeiros que deseja.

DIA 04: DELETE ARQUIVOS NÃO USADOS NO SERVIDOR

Essa dica é básica por razões óbvias: liberar espaço no seu servidor e organizar melhor os seus arquivos. Visite sua media library do wordpress ou seus arquivos no cpanel e faça a si mesmo as mesmas perguntas do dia 02! Delete tudo aquilo que não usa e que não fará falta no blog.

DIA 05: LIMPE E ORGANIZE SEU E-MAIL

Defina entre 5 e 10 categorias em que possa arquivar seus emails. Eu costumo separar entre contas, logins, blog, parcerias e algumas outras. Você pode categorizar tudo o que for lido, apagar spams e propagandas e manter na sua caixa de entrada apenas os não lidos ou sem resposta.

DIA 06: LIMPE E ORGANIZE SUA MESA DE TRABALHO

Jogue fora todos os papeis que não precisa, organize em uma pasta ou caixa aqueles que precisa e anote em agendas as informações soltas de forma organizada. Separe contas, recibos, contratos em pastas e coloque tudo em uma gaveta ou prateleira.

DIA 07: ATUALIZE A SUA PÁGINA SOBRE

Eu já falei sobre isso aqui, mas acho importante ressaltar: atualize informações de contato, seus posts mais populares ou serviços que presta. Negócios evoluem ou se transformam e é importante atualizar a página que explica o que você faz!

DIA 08: ORGANIZE SEUS SERVIÇOS E PROCESSOS

Defina os serviços que você presta, seus valores e os processos para realizá-los. Esteja preparado para o passo a passo de um serviço quando ele for solicitado. Vendeu um psot patrocinado? Quais são os passos a seguir desde o primeiro contato? Foi solicitado para fotografar uma festa? O que levar, quanto cobrar, quanto tempo usar.

Tenha detalhes em mãos para ir marcando (nem que seja mentalmente) se cada passo do processo foi feito com atenção e cuidado. Assim, você não esquece de levar os cartões de memória extra ou de enviar um draft do post para aprovação do cliente. Respeite os detalhes de cada processo para evitar erros bobos!

DIA 09: ANALISE PROJETOS FUTUROS E PENDENTES

Se você tem uma lista de espera de projetos que não sabe se deve aceitar ou não, agora é a hora de analisar cada um com carinho – levando em consideração: o tempo que será usado, o valor emocional e o valor que ele agrega ao seu negócio / portfolio. Parece maldade, mas dedicar 1 semana a um projeto que você nem gosta tanto e que nada vai adicionar ao seu negócio é desperdício de tempo e estresse.

Acredite: você vai passar muito nervoso atendendo clientes que não aguenta e aquilo não vai sair perfeito a ponto de você mostrar para todo mundo com orgulho.

DIA 10: CRIE PASTAS PARA CADA PROJETO / CLIENTE

Depois de definir os projetos que vai aceitar, crie pastas (físicas ou virtuais) para cada um deles. Nelas, insira a metodologia de trabalho que definiu no dia 08 bem como contrato, contatos e tudo que é essencial para seguir adiante.

DIA 11: NEGUE OS PROJETOS PENDENTES OU CANSATIVOS

De forma educada e graciosa, negue aqueles projetos para os quais não terá tempo para se dedicar com todo o coração. Informe ao cliente que sua agenda está atualmente cheia mas que adoraria recomendá-lo para determinado amigo / contato / parceiro que faz um trabalho excelente.

DIA 12: LIMPE O CONTEÚDO QUE NÃO SE APLICA AO SEU NICHO

Para ilustrar, imagine que o seu nicho atual é design e você trabalha com layouts para blogs. Talvez seja a hora de apagar aquele post antigo sobre o quanto você odeia abobrinhas ou com 50 dicas para não deixar o arroz empapado. Você também pode atualizar alguns posts antigos para que eles encaixem melhor na sua visão atual. Dê uma fuçada nos seus arquivos e trabalhe duro nisso!

DIA 13: REVISE SEUS SERVIÇOS E PRODUTOS

Livre-se dos serviços que odeia fazer – a não ser que o dinheiro seja revigorante. Alguma parte do teu trabalho te cansa? Então, não ofereça mais esse serviço. Eles apenas ocupam o seu tempo e esforço, que poderia ser dedicado a serviços e projetos nos quais você arrasa e dá o seu melhor.

Uma sugestão: caso ofereça algum serviço (por exemplo, um website) no qual odeie fazer manutenção, venda-o por um valor mais em conta sem oferecer esse serviço de pós venda, por exemplo.

DIA 14: ATUALIZE SUA IMAGEM OU LAYOUT

Analise se sua imagem, logo ou layout precisam de um update e o faça – ou contrate alguém de confiança para refazer. Deixe a sua imagem da forma que sempre sonhou, dessa forma, você se sentira compelido a compartilhá-la em todos os lugares, estufando o peito e tals.

DIA 15: CONTABILIZE TRABALHOS E INVESTIMENTOS

Anote todos os gastos e compras do mês, salve todos os recibos e lembre-se de continuar fazendo isso sempre. Da mesma forma, anote todo o cash que entra por vendas de seus produtos e serviços. Isso vai te ajudar a analisar se o balanço do seu negócio é positivo, se é preciso reduzir gastos ou até mesmo aprimorar os seus preços.

DIA 16: REVISE SUA MISSÃO OU ELEVATOR PITCH

O que você faz? Quenhévc? Eu já ensinei como criar um slogan / elevator pitch nesse post, mas agora é hora de revisá-lo: você continua falando sobre esses temas? Ainda faz parte desse nicho? Você ainda entrega os serviços que você vende? Revise e atualize se necessário!

DIA 17: DELETE APPS OU PROGRAMAS INÚTEIS

Esse item é bem autoexplicativo. Programas e aplicativos que não são usados ou atualizados servem apenas para ocupar espaço e dar abertura a vírus ou tentativas de acesso. E se você é daquelas pessoas que pensam “mas eu posso precisar em breve” eu te pergunto: você usou esse aplicativo nas últimas 3 semanas?

Se não usou, LET IT GO!

DIA 18: DOE ROUPAS E ACESSÓRIOS QUE NÃO USA

Já dei umas dicas de como desapegar de roupas que você não usa nesse post. Mas qual a necessidade disso no meu cotidiano criativo? Se livrar de coisas que não usa libera espaço e todas as bad vibes. Então, desapega mesmo. E não me questione!

DIA 19: DOE OU RECICLE APARELHOS QUE NÃO USA

Sabe aquele celular da Sandy que você comprou com o dinheiro do lanche no ensino fundamental? O que ele ainda está fazendo no seu quarto? Doe todos os aparelhos tecnológicos que não usa mais para alguma pessoa que precise. Não esqueça de fazer aquela formatação esperta, ninguém precisa das suas selfies.

Muitas das lojas de celular disponibilizam uma caixinha para jogar aparelhos antigos: eles reciclam algumas peças. Desapega fia.

DIA 20: ESTIPULE METAS PARA DAQUI 1 ANO

Onde você quer estar nesse mesmo dia, daqui a um ano? Como você quer que o seu negócio, website ou blog esteja nesse período? Estipule metas para alcançar os resultados sonhados e crie uma estratégia diária para chegar lá. Adicione essa estratégia no seu cotidiano e FIGHT FOR IT!

Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje.😉

DIA 21: REVISE AS PESSOAS QUE SEGUE NAS REDES

Dê um unfollow bem gostoso naquelas pessoas que fazem spam, que não atualizam há mais de 200 dias ou publicam conteúdo ofensivo. Você não tem mais nada para adicionar a essas pessoas e nem elas a você. Sem contar que, ao seguir alguém que poste conteúdo ofensivo, você dá abertura para que seus seguidores pensem que você concorda com esse conteúdo.

Você também pode deixar de seguir aquelas pessoas que já não tem mais nada a ver com sua visão e ideais. Gente que começou a seguir há anos e que hoje já não se encaixam no seu nicho ou nos seus interesses. Vai fundo! É libertador😉

Mas continua me seguindo: sou maravilhosa – e estou te dando dicas valiosas, hein?

DIA 22: UNSUBSCRIBE NOS EMAILS QUE NÃO LÊ

Não perca tempo com emails de pessoas ou empresas que não deseja mais acompanhar, visitar ou apoiar. Sério, eles apenas lotam a sua caixa de entrada! Hoje é dia de visitar esses emails e clicar no botão de unsubscribe ou, melhor ainda, use esse serviço que lista todos os emails no qual está inscrito e permite que você se liberte dos que quiser!

DIA 23: ATUALIZE A DESCRIÇÃO NAS SUAS REDES SOCIAIS

Confira se há erros de português e se todas as descrições possuem relação com o que você faz hoje e com seu slogan / elevator pitch. Atualize se for necessário.

DIA 24: ANALISE SUAS ESTATÍSTICAS

Fique de olho nas métricas do seu site / blog para que possa estipular metas para acesso ou divulgação dos seus serviços. Divulgar sem saber o que dá resultados ou não é um tiro no escuro. Pare e analise o que você vem fazendo certo e o que pode ser modifcado de agora em diante.

DIA 25: BUSQUE LINKS QUEBRADOS

Tanto no seu site / blog quanto nas suas redes. Tem algum pin cujo link não dá em lugar algum? Atualize com a fonte! Algum post do facebook linkando para algo que foi tirado do ar? Remova! Faça uma limpeza nos links quebrados e atualiza aqueles que você conhece a fonte.

DIA 26: REVISE SUA PÁGINA NO FACEBOOK

Atualize capa, informações da página e aplicativos de acordo com sua identidade visual atual. Insira o seu link caso ainda não o tenha feito. Modere e responda comentários.

DIA 27: LIMPE BOLSAS, MOCHILAS E PASTAS

Fotografe aqueles recibos que estão jogados na sua bolsa e organize-os no seu computador. Jogue fora, junto com os papeis e embalagens de chiclete. Coloque os documentos importantes em pastas categorizadas e remova da bolsa suas chaves, carteira e moedas.

Deixe tudo isso em um local de fácil acesso e todas as suas bolsas limpas e prontas para uso. Organizadores de bolsa são uma ótima pedida: você muda todos os itens quando precisar e não esquece nada.

DIA 28: DESENVOLVA UMA AGENDA OU CHECKLIST

Uma forma que funciona para você e sua organização diária! Você prefere uma agenda física? Eu sou muito fã de planners semanais, como aqueles fofinhos da Pony Brown. Além disso, também tem oblog planner gratuito da Lominha que você pode usar para organizar seu blog.

Você também pode usar o Evernote no celular para organizar suas to-do lists ou agendas comoGoogle Agenda para seus compromissos. Ambos funcionam sincronizados com celular e desktop!

DIA 29: DESENVOLVA UM CALENDÁRIO PESSOAL

Nesse calendário, anote suas metas diárias, semanais e mensais – além de tudo que precisa concluir. Você pode usar as mesmas dicas do dia 28 – mas não pode esquecer de checar todos os dias o seu calendário para compromissos e metas! Para facilitar, você pode usar cores diferentes para cada tipo de compromisso e colocar alertas no celular. Você também pode usar um wallpaper no seu computador com o seu calendário!

DIA 30: ATUALIZE SEUS CONTATOS DE TELEFONE E EMAIL

Tem muita gente com quem a gente para de conversar e muitas pessoas que são adicionadas ao nosso círculo social com frequência. Apesar de termos as redes sociais para nos unirmos diariamente, você pode precisar de um email ou telefone em mãos em alguma situação. Organize todos em um arquivo, na sua agenda física ou na agenda do telefone. Vai que, né?

O desafio está lançado! Dedique-se a realizar uma tarefa por dia e depois compartilhe nos comentários como foi a sua experiência – para incentivar novos desafiados!

faxina

Segue o link do checklist para você imprimir e fazer sua faxina criativa

http://sernaiotto.com/wp-content/uploads/freebies/DesafioFaxinaCriativa.pdf

Credits: Blog Sernaiotto

Post originalmente no link:

http://sernaiotto.com/2014/07/05/faxina-criativa-30-dias/

Divahh Kisses,

Mary D.

gil-elvgren-gallery-faxina-2

Comente divahhh/divohhh S2!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s