#IDVCULT: VOCÊ SABE ONDE SURGIU O TERMO “BLACK FRIDAY”?

(Matéria oficialmente postada no site Yahoo Notícias)

Black Friday está de volta! Veja como surgiu a data mundial dos descontos

4b18e5d0-6e41-11e4-b463-cdedeb16849b_apple-630

Yahoo Notícias/Joakim Jardenberg/Creative Commons – Fila na loja da Apple em NY para a Black Friday: tradição que começou nos EUA e chegou no Brasil há cinco anos

Preparem as economias e os cartões de crédito. Está chegando a quinta edição da Black Friday Brasil. A ação começa às 0h do dia 28 e dura 24 horas. Tem a adesão de lojas físicas e online, que trazem descontos em produtos e serviços dos mais variados segmentos.

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu como a data perfeita para lojistas e consumidores aproveitarem o feriado de Ação de Graças, muito popular por lá. Pela proximidade com o Natal, a data é uma ótima oportunidade para os consumidores comprarem produtos mais baratos. Como a maioria das pessoas está de folga, o evento é marcado por enormes filas nas portas das lojas desde o amanhecer.

O termo Black Friday surgiu na Filadélfia e diz respeito ao trânsito caótico que ocorria na véspera do feriado de Ação de Graças. A data de compra começou a ficar mais conhecida em outros lugares do mundo na metade dos anos 70, principalmente com as imagens televisionadas dos consumidores aproveitando o dia de ofertas.

O publicitário Pedro Eugênio Piza, fundador do site Busca Descontos, é o responsável por trazer o evento para o Brasil. Ele estava nos Estados Unidos na Black Friday de 2009 e viu a oportunidade de unir a funcionalidade de seu site com a movimentação comercial que a data traz. “A gente ama desconto, ama promoção. A oportunidade de fazer o casamento entre os descontos e o entretenimento do evento foi o que me deu o insight de trazer a Black Friday para o Brasil”, comenta Pedro.

Crescimento
O Busca Descontos organiza o evento desde 2010. Ano após ano, a Black Friday Brasil bate recordes de vendas, lojas participantes e faturamento. De acordo com uma pesquisa feita pelos realizadores do evento brasileiro, na qual foram ouvidos 20.841 e-consumidores, 96% afirmaram que vão fazer compras na data. O número representa um grande salto, pois apenas 42% dos entrevistados fizeram compras na data em 2013.

Pedro Eugênio ainda vê a Black Friday de 2014 como uma grande oportunidade para lojistas e consumidores. “As vendas gerais do ano acabaram sendo mais fracas do que o esperado. E-commerces estão com grandes estoques, algo que deve motivar boas promoções”.

9e0126d0-6e42-11e4-8e17-1718c2ad1971_blackf-630

Em 2009, no Texas, 134 milhões de pessoas fizeram compras na Black Friday.

Cuidados
Porém, a Black Friday Brasil não é marcada apenas por dados positivos. Nesses últimos anos, alguns lojistas participantes foram acusados de fraudes e maquiagem nos preços.

Para assegurar que as lojas estão fazendo um trabalho correto, a Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico lançou no ano passado o selo Black Friday Legal. O selo mostra que a loja em questão segue o Código de Ética e está comprometida em oferecer apenas descontos honestos ao internauta.

Com essa atitude, os internautas podem ter uma ideia melhor sobre os descontos que a loja oferece e comprar sabendo que fez o melhor negócio possível. “As vendas crescem exponencialmente durante a data, enquanto as reclamações sobem naturalmente, mas em ritmo bem menor”, pondera Pedro Eugênio.

“Em 2013, foram vendidos 12 vezes mais itens do que um dia normal e quase o dobro da ação no ano anterior. Enquanto isso, a relação de reclamações no dia subiram apenas 6,25% entre uma edição e outra”, conta o publicitário.

Créditos: Yahoo Notícias

https://br.noticias.yahoo.com/black-friday-como-surgiu-data-mundial-descontos-100802346.html

Comente divahhh/divohhh S2!!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s